logo

POLÍTICA

Partidos PSDB/Cidadania e Novo não apoiam governo Lula

PP, PSB, MDB, PSD, Republicanos, União Brasil, Podemos e outros fazem parte da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Por Redação com Poder360

img

Foto: Reprodução

Um levantamento feito pelo portal de notícias Poder360 mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 11 partidos em sua base aliada.

 

Conforme as informações, os partidos, PT/PC do B/PV, PDT, PSB, Psol/Rede, Podemos, Avante e Solidariedade apoiam totalmente o atual governo. Além dessas siglas, o presidente Lula também conta com o apoio, em parte, dos partidos União Brasil, PP, MDB, PSD, Republicanos e Patriota.

 

O PT/PC do B/PV lideram o número de ministérios no atual governo, ao todo são 11 ministros e um orçamento de R$ 635,4 bilhões para 2024. Em seguida, com a segunda maior bancada, o partido União Brasil conta com 3 ministros na bancada do Lula, com orçamento em R$ 7,8 bilhões.

 

De acordo com o portal, os partidos PSDB/Cidadania, PL e partido Novo não apoiam e não faz parte da base aliada ao PT.

 

Em agosto de 2023, a Nacional do PSDB chegou a emitir uma Nota Oficial informando que não faz parte do atual governo.

 

Nota oficial – PSDB não fará parte do governo PT

O PSDB não fará parte do atual governo federal comandado pelo PT, em cargo nenhum e sob nenhum pretexto. Respeitamos o presidente Lula. Ele é o presidente do Brasil, foi eleito pelos brasileiros, e temos —a executiva nacional, nossos governadores, senadores, deputados, prefeitos e vereadores— o dever de ter com o atual governo uma relação institucional em defesa da população brasileira e do Brasil. Assim continuaremos. Sempre.

Queremos um Brasil melhor, sim. E atuaremos para isso como oposição consequente, que reconhece que não era mais possível continuar como estávamos, mas que também sabe que o país ainda não tem um caminho claro, seguro e sereno de futuro. O atual governo do PT não tem promovido ações consistentes de reconciliação nacional, talvez porque, em sua essência, não queira, não saiba ou não consiga fazê-lo. Esta é uma das muitas divergências que temos com o PT e o que ele representa. Somos diferentes, inclusive, no jeito de fazer oposição. O PT votou contra a Constituição de 1988. O PT foi contra o Plano Real. Atacaram ferozmente a lei de responsabilidade fiscal. Fizeram campanha irresponsável pelo impeachment de Fernando Henrique por mera disputa política e eleitoral. Nossa oposição, hoje, não é ao Brasil, e o presidente Lula poderá contar com o PSDB quando o melhor para o país estiver em jogo. Mas faremos isso do lugar que o povo brasileiro nos colocou na eleição passada: na oposição. E vamos apresentar propostas em 2026 para que a população brasileira tenha alternativa, para que os brasileiros não tenham de escolher entre o o pior e o menos pior.

Trabalharemos para corrigir e aperfeiçoar os projetos que o governo apresentar, como foi o caso da Reforma Tributária, que só parou em pé após a atuação firme dos governadores. E não deixaremos de denunciar com afinco este governo quando for preciso, como nas estapafúrdias tentativas de se aliar a ditadores e relativizar a democracia.

O PSDB entende o desejo de um governo querer ter nossos quadros. Realmente temos políticos e gestores públicos altamente reconhecidos por sua eficiência. Mas este desejo não irá se realizar. Somos oposição. E continuaremos sendo.

PSDB Nacional”.


ARAPUTANGA

Alunos criam “ONG” fictícia, arrecadam recursos e ajudam entidades sociais; faça sua doação

Quem desejar apoiar a iniciativa pode entrar em contato diretamente com a professora Vanusa Xavier pelo telefone (65) 9 9990-8186.


DADOS DO IBGE

População brasileira chega a 213,4 milhões em julho; Mato Grosso tem 3,9 milhões

A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo IBGE.


INCLUSÃO

Conheça os benefícios do INSS para pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Saiba como acessar o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as aposentadorias especiais garantidas por lei

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.